Tratamento dentário canal

O tratamento de canal é um procedimento realizado para a remoção de cáries profundas que já não podem mais serem resolvidas apenas com a obturação. Este é um procedimento muito comum, substituindo o procedimento que era realizado antigamente, que era a extração do dente por completo. Nele é retirado apenas o tecido infectado, assim evitando futuros danos a saúde bucal.

Apesar de comum, o tratamento dentário canal ainda é temido por muitas pessoas, mas mesmo assim, com o passar dos anos, esse procedimento tem se tornado cada vez menos invasivo e mais preciso.

O tratamento dentário canal é feito normalmente em duas sessões, na primeira o profissional irá remover a área contaminada pela cárie, e após uma semana deve ser feita a segunda sessão em que será instalada a obturação definitiva e a restauração do dente.

Quando devo realizar um tratamento dentário canal?

A partir do momento e que o dente está em estado grave é necessário identificar os principais motivos pela qual se deve procurar um tratamento dentário canal. Alguns dos motivos que levam uma pessoa a procurar tratamento são:

  • Fratura dentaria;
  • Necessidade de prótese;
  • Infecção causada por cárie.

O ideal é consultar um dentista ao menos duas vezes por ano, pois ele saberá identificar os primeiros sintomas podendo evitar a necessidade de um tratamento de canal. Infelizmente em alguns casos os pacientes já chegam ao consultório com o problema agravado, quando a dor realmente começa a incomodar ou até mesmo com sintomas mais sérios como inchaço no dente, e sensibilidade.

Os procedimentos odontológicos e suas evoluções

Cada vez mais os especialistas buscam encontrar técnicas para a realização do tratamento dentário canal de forma tranquila e eficaz para evitar outros novos problemas. Com isso, foi descoberto em estudos recentes que ao retirar a polpa doente do dente, quanto maior o espaço para introduzir o material de obturação maiores as chances de serem eliminadas as bactérias.

No mais, foi verificado que é mais eficiente realizar o tratamento em duas consultas. Na primeira realizar toda a limpeza do dente, retirando toda a área contaminada e alguns dias depois realizar a obturação definitiva.

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento dentário canal:


tratamento dentário canal
tratamento dentário canal