Tratamento de endodontia: Saiba quando fazer e a sua importância

Você certamente já fez ou ouviu falar de alguém que precisou fazer um tratamento de canal, certo? Ele nada mais é, que o tratamento de endodontia. Apesar de muito mais comum do que se imagina, muita gente não sabe quando e porque esse tipo de tratamento é necessário e tão importante para a saúde bucal.

Além disso, mesmo hoje em dia, o tratamento de endodontia continua sendo muito temido nos consultórios odontológicos. Independente disso, é muito importante saber porque e quando ele deve ser realizado.

O que é o tratamento de endodontia?

O tratamento de endodontia, mais conhecido como canal, trata-se de um procedimento responsável pela recuperação do dente com a polpa dentária afetada. Por sua vez, a polpa é um tecido mole composto por nervos, vasos sanguíneos e o tecido conjuntivo, ou seja, é toda a estrutura interna do osso, que deve estar sempre saudável para que não haja nenhum problema como amolecimento e até mesmo a perda do dente.

Principais causas das doenças na polpa dentária

Existem diversas causas que podem afetar a polpa dentária fazendo necessária a realização do tratamento de canal, entre elas:

• Trincas, quebras ou outras fraturas no dente;
  • Cárie profunda;
  • Aglomeração de placa bacteriana;
  • Doenças periodontais.

Quando há esse tipo de problema, com o passar do tempo alguns sintomas poderão ser notados chamando atenção para uma visita urgente ao dentista, podendo evitar o desencadeamento de outros transtornos. Quanto mais cedo a visita ao dentista, mais simples serão os tratamentos.

Quando fazer um tratamento de endodontia?

Entre os sintomas mais comuns que apontam a necessidade do canal estão:

• Sensibilidade excessiva (tanto ao ingerir alimentos quentes quanto gelados);
  • Dores constantes nos dentes (principalmente os da frente);
  • Dificuldades ao mastigar.

Como é realizado o tratamento de endodontia?

O tratamento de canal é uma pequena cirurgia onde o dentista extrai a polpa afetada, limpa a parte interna do dente e elimina os tecidos infectados. Na finalização, o profissional aplica uma massa obturadora para fechar o dente e o canal. Todo o procedimento dura cerca de 2 horas e o paciente é liberado no mesmo dia para realizar suas atividades.

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de endodontia:

tratamento de endodontia