Especialista em tratamento de canal cuida da parte interna do dente

Para ter uma boa saúde bucal é fundamental recorrer ao auxílio de profissionais que sejam especializados no assunto, e para oferecer as melhores soluções em tratamentos odontológicos, a odontologia conta com várias áreas as quais dedicam-se exclusivamente para tratar de maneira completa e eficiente as necessidades dos pacientes. Dentro desse contexto, há a atuação do profissional especialista em tratamento de canal o qual é responsável por cuidar da parte interna do dente que é considerada muito importante.

Como é possível ser um especialista em tratamento de canal dentário?

Para que seja possível ser um especialista em tratamento de canal dentário é necessário ter concluído a graduação em odontologia e também a pós-graduação em endodontia. É necessário que o especialista em tratamento de canal tenha especialização em endodontia, visto que, essa é a área responsável por cuidar e tratar a parte interna do dente sem que haja um comprometimento que venha a prejudicar demais partes do dente.

No que se refere a endodontia que forma o profissional especialista em tratamento de canal, ela é a área da odontologia que faz o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que atingem a parte interna do dente como a raiz, a polpa, os tecidos periapicais que envolvem a raiz do dente. A parte do dente conhecida como polpa dentária é formada por muitos nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. De maneira geral, ela tem o seu início na coroa e vai se estendendo até o início da raiz dentária que é o ponto de fixação de cada dente com o tecido ósseo da face.

Muito comum de ser chamada de tratamento de canal, a endodontia que forma profissionais especialista em tratamento de canal dentário é capaz de tratar casos que vão muito além do tratamento de canal. Todo o odontologista que se torna um especialista em canal dentário, adquire um conhecimento muito grande sobre a formação e o tratamento de problemas que acometem a saúde bucal como as cáries profundas, trincas, fraturas e demais traumas que comprometem a estrutura localizada no interior do dente.

Que tipo de enfermidade o especialista em tratamento de canal é capaz de tratar?

Apesar de ser comum associar o especialista em tratamento de canal com o tratamento de canal em si, é muito importante ressaltar que esse tipo de profissional é capaz de tratar muitos outros problemas bucais que acabam atingindo a cavidade interna do dente. Na maioria das vezes, os tratamentos que um especialista em tratamento de canal é capaz de executar são os seguintes:

  • Curetagem pulpar;
  • Tratamento cirúrgico;
  • Pulpectomia;
  • Tratamento expectante;
  • Pulpotomia.

De maneira geral, a intervenção do especialista em tratamento de canal é super importante para manter a preservação dos dentes como um todo, isso porque quando não se tem um acompanhamento adequado, as possibilidades de se ter infecções graves e complexas são muito grandes, o que pode levar inclusive à perda dentária.

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em tratamento de canal:


especialista em tratamento de canal
especialista em tratamento de canal