Nem todo dentista é especialista em endodontia

A odontologia é conhecida por ser uma área que cuida e trata da cavidade bucal de maneira eficiente e precisa, a partir da oferta de atendimento nas mais diferentes áreas. Para que isso seja possível, ela se subdivide em diversas outras áreas, as quais são responsáveis por proporcionar muito mais qualidade e saúde bucal, No entanto, é necessário que os odontologistas sejam especializados como é o caso da atuação do especialista em endodontia que é o responsável por tratar a saúde da parte interna dos dentes.

Mas afinal, todo odontologista é especialista em endodontia?

Apesar de muitos pacientes acreditarem que todo o profissional dentista é especialista em endodontia, essa informação está equivocada, isso porque para que o profissional possa ser considerado um especialista em endodontia é fundamental que após o término da graduação, ele faça uma pós-graduação na área de endodontia, a fim de ganhar a titulação de especialista em endodontia.

Essa necessidade se deve ao fato de que é necessário que o especialista em endodontia saiba muitos conhecimentos técnicos e práticos para executar um bom tratamento endodôntico, principalmente pelo fato de se ter uma grande oferta de tratamentos que abrangem a área da endodontia. Sendo assim, é extremamente importante que o especialista em endodontia tenha pós-graduação na área, a fim de realizar um bom tratamento endodôntico nos pacientes.

Quais os principais tratamentos que um especialista em endodontia pode fazer?

Devido ao fato do especialista em endodontia tratar da principal parte do dente que é a raiz dentária, ele é capaz de tratar diferentes necessidades e complexidades as quais devem ser diagnosticadas previamente. No entanto, de maneira geral o especialista em endodontia é capaz de tratar problemas como:

  • Canal dentário;
  • Pulpectomia;
  • Tratamento expectante;
  • Pulpotomia;
  • Tratamento cirúrgico;
  • Curetagem pulpar.

Para que a raiz do dente seja tratada com eficiência, é necessário procurar pelo auxílio de um profissional que seja especialista em canal dentário, isso porque ele é capaz de tratar a raiz do dente que está doente, de maneira prática e rápida tendo em vista que ele detém de todo o conhecimento técnico e prático na área que é considerada complexa e que requer muitos cuidados.

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em endodontia:


especialista em endodontia
especialista em endodontia