Especialidade endodontia é responsável por tratar a parte interna do dente
A odontologia é uma especialidade que tem como objetivo principal, cuidar da saúde bucal dos pacientes. E para que isso seja feito da melhor maneira, ela conta com inúmeras especialidades as quais são divididas em diferentes áreas como a especialidade endodontia, que é muito procurada por inúmeros pacientes principalmente pelo fato dela ser a responsável por um dos principais tratamentos odontológicos que é o tratamento de canal.
É necessário o dentista fazer curso na especialidade endodontia?
Para que um profissional possa se intitular endodontista, é necessário que ele tenha feito uma pós-graduação na área de endodontia, visto que essa pós-graduação só é feita após o término da graduação em odontologia. Concluída a pós-graduação o profissional pode dar andamento nos atendimentos que englobam a especialidade endodontia.
Para aqueles que não sabem o que faz a especialidade endodontia ela é a responsável por diagnosticar, tratar e prevenir as doenças que acometem a parte interna dos dentes que são a polpa, a raiz e os tecidos que envolvem a raiz que são os chamados periapicais. Quando o profissional faz a pós-graduação na especialidade endodontia ele consegue adquirir conhecimento sobre a formação e o tratamento das cáries dentárias do tipo profundas, além de atuar na correção de trincas, fraturas e demais traumas que possam vir a comprometer a estrutura de dentro do dente.
De modo geral, a procura por dentista da especialidade endodontia deve ser feita para prevenir a ocorrência de infecções graves e assim evitar a necrose do dente que pode vir a comprometer o dente como um todo e levar a perda dentária.
Quais os tratamentos que a especialidade endodontia é capaz de fazer?
Por ser uma área que dedica-se a parte interna do dente, ou seja, a parte onde tudo começa é muito comum que a especialidade endodontia seja amplamente procurada nos consultórios e clínicas odontológicas, isso porque a partir dela é possível ter uma recuperação muito boa de um dente que esteja doente, por exemplo. Sendo assim, a especialidade endodontia é amplamente recomendada para a realização de tratamentos, como:
- Tratamento de canal;
- Curetagem pulpar;
- Tratamento expectante;
- Pulpotomia;
- Tratamentos cirúrgicos;
- Pulpectomia.
Muitas vezes a indicação pela procura por profissional da especialidade endodontia se dá após uma consulta com um odontologista clínico, visto que não é muito fácil ter um diagnóstico leigo sobre a necessidade da intervenção da especialidade endodontia. Sendo assim, o recomendado é realizar consultas com o odontologista pelo menos duas vezes ao ano para que ele possa verificar como estão as condições bucais e assim, se necessário, indicar a procura por um dentista da especialidade endodontia.