Dentista especializado em canal deve ser da área da endodontia
Assim como a medicina é dividida em diversas áreas, a odontologia também é conhecida por ser uma área que subdivide-se em várias, a fim de oferecer um tratamento de qualidade e com bons resultados, uma vez que a cavidade bucal é capaz de trazer à tona muitos problemas odontológicos que podem dar sinais quando já estão muito avançados, como é o caso do tratamento de canal que deve ser feito por um dentista especializado em canal.
Como é possível ser um dentista especializado em canal?
O tratamento de canal é um dos principais tratamentos procurados em inúmeras clínicas e consultórios de dentistas, isso porque a partir do tratamento de canal é possível recuperar de maneira profunda e eficiente, a polpa dentária que pode vir a ficar morta, infeccionada ou inflamada e que quando não tratada corretamente leva a perda dentária.
No entanto, para que o odontologista possa ser um dentista especializado em canal é extremamente importante que ele tenha especialização em endodontia, sendo que essa especialização é possível de ser conquistada após o término da graduação em odontologia.
No que tange a endodontia que é a área de atuação de um dentista especializado em canal, ela é a área responsável por cuidar da polpa dentária dos pacientes, sendo que essa polpa dentária fica dentro dos dentes. Além de cuidar de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos chamados de periapicais que são os responsáveis por toda a sustentação, nutrição e defesa dos dentes, ou seja, a atuação do dentista especializado em canal é extremamente importante para a sociedade como um todo.
O que faz um dentista especializado em canal?
O dentista especializado em canal é aquele profissional mais indicado para a realização de tratamento de canal dentário, ou seja, com o dentista especializado em canal é possível fazer um tratamento de canal muito mais seguro e eficiente, visto que esse profissional domina todas as técnicas necessárias para um bom tratamento de canal.
No que diz respeito ao tratamento de canal em si, ele é um procedimento que retira toda a polpa dentária que é a parte interna do dente e que contém vascularização e inervação circulando dentro do dente. Quando essa polpa é danificada, infeccionada ou até mesmo morta ela precisa ser removida. O espaço que fica vazio dessa polpa dentária é limpo e então preenchido.
Por ser um tratamento que cuida da parte interna do dente, nem sempre é possível perceber que é necessário fazer um tratamento de canal, no entanto há alguns sinais que indicam a necessidade de procurar por um dentista especializado em canal, como, por exemplo:
- Casos de dente quebrado;
- Cárie do tipo profunda;
- Dores ao ingerir alimentos e bebidas frias e quentes;
- Trauma dentário;
- Inchaço na região do dente;
- Dente com a gengiva muito avermelhada e com pus.
A partir do aparecimento desses sintomas é extremamente importante recorrer ao auxílio de um dentista especializado em canal para que assim, ele possa tratar esse dente de maneira eficiente e segura, sem desencadear a necessidade da extração dentária que é a última solução para os dentes que apresentam a polpa dentária debilitada. Com isso, é recomendado que seja sempre procurado por dentista especializado em canal para a realização desse tipo de procedimento, uma vez que ele costuma ser complexo, invasivo e que requer habilidade e técnica para uma boa execução.