Dentista especialista em canal deve ter especialização em endodontia

A odontologia é conhecida por ser uma área que cuida da saúde bucal de maneira abrangente, ou seja, ela é capaz de atuar de maneira completa e oferecer tratamentos específicos para as mais diferentes necessidades dos pacientes. Nesse sentido, há a atuação do dentista especialista em canal, o qual é o responsável por um dos tratamentos mais procurados em clínicas e consultórios de dentistas que é o tratamento de canal.

Afinal, quem pode ser dentista especialista em canal?

O dentista especialista em canal pode ser qualquer odontologista que tenha especialização na área da endodontia, ou seja, após o término do curso normal de odontologia o profissional necessita se especializar para que assim, possa trabalhar na área que realiza os tratamentos de canal que é a endodontia.

Com isso, o dentista especialista em canal acaba se tornando o responsável por cuidar de toda a polpa dentária que fica dentro dos dentes, além de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos chamados periapicais que são os responsáveis pela sustentação, nutrição e defesa dos dentes, desse modo o dentista especialista em canal trabalha visando a manutenção do dente em toda a cavidade bucal.

Como é o tratamento feito pelo dentista especialista em canal?

Apesar de ser temido por muitos, várias pessoas não têm conhecimento do que diz respeito ao tratamento de canal que é feito pelo dentista especialista em canal. Esse tratamento de canal feito pelo profissional endodontista que é o dentista especialista em canal, tem como objetivo principal tratar a polpa dentária que pode estar morta, infeccionada ou inflamada, sendo um grave problema para a saúde bucal que apresenta sintomas como:

  • Dores intensas;
  • Febre;
  • Inchaço;
  • Infecções que podem atingir outras áreas;
  • Bactérias na corrente sanguínea.

Pelo fato de se tratar de um procedimento complexo é muito importante que o tratamento de canal seja feito por um especialista em canal, visto que ele é o profissional mais indicado para tratar o canal do dente que, quando não tratado corretamente pode vir a desencadear problemas graves como a necessidade de extração total do dente. Sendo assim, a qualquer indicação do dentista da necessidade de um tratamento de canal, é muito importante procurar por um profissional dentista especialista em canal que tenha experiência no assunto.

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista especialista em canal:


dentista especialista em canal
dentista especialista em canal