Dentista canal deve ser especializado em endodontia

Temido por muitos, o tratamento de canal é um procedimento odontológico que deve ser feito por um dentista canal que seja especializado na área de endodontia, ou seja, é necessário que esse profissional tenha se especializado na área para que assim possa executar os trabalhos da área endodôntica.

Como é possível ser um dentista canal?

Para que um odontologista possa ser um dentista canal é necessário que ele tenha feito a graduação em odontologia e após o término da mesma, tenha se especializado na área de endodontia que é a responsável por tratar e cuidar da parte interna do dente, ou seja, o endodontista não trabalha com o lado externo do dente, mas sim o interno dele.

De maneira geral, o dentista canal que se especializa em endodontia será o responsável por tratar e estudar a polpa dentária, todo o sistema de canais radiculares e também os tecidos periapicais, bem como as doenças que acometem todos esses sistemas.

Nos casos de alterações do dente em decorrência de cáries, fraturas dentárias, lesões endo-periodontais, trauma dentário e ortodôntico, necessidades protéticas e demais patologias endodônticas, o tratamento com um dentista canal especializado em endodontia é o mais indicado, visto que ele é o único que consegue realizar uma manutenção do dente na cavidade bucal, bem como da saúde dos tecidos periapicais que são de extrema importância.

Quando é recomendado procurar por um dentista canal?

A procura pelo auxílio odontológico com um dentista canal se dá quando é necessário tratar e cuidar da polpa dentária, visto que ela pode estar infeccionada, morta ou inflamada e que, quando não tratada corretamente pode levar à perda dentária no paciente. Sendo assim, a partir de alguns sinais que a boca ou o dente dão, é necessário recorrer ao dentista canal, sendo os principais sintomas os seguintes:

• Dores no dente;
  • Inchaço;
  • Gengiva avermelhada e com abscesso;
  • Febre;
  • Desencadeamento de outras infecções;
  • Dificuldade para ingerir alimentos e bebidas frias e quentes.

A atuação de um dentista canal é extremamente importante e fundamental para a sociedade, visto que ele é capaz de tratar a parte interna do dente que é um ponto extremamente importante e fundamental para uma boa saúde bucal. Com isso, é muito importante procurar sempre pelo auxílio de um dentista canal que seja especializado na área de endodontia, visto que é necessário conhecimento técnico e prático para uma boa execução de tratamentos endodônticos.

Regiões onde a Consulta Ideal atende dentista canal:

dentista canal