Cirurgia de canal dentário: quando realizar?

Uma cirurgia de canal dentário, procedimento odontológico também conhecido como tratamento de canal, é indicada quando ocorre a infecção da polpa de um dente. Cáries profundas, fraturas e trincas nos dentes são alguns exemplos de condições que podem facilitar a penetração de bactérias, ocasionando as infecções e, até mesmo, a morte da polpa. Entre os sintomas gerados por essa infecção estão inchaço, mudança na coloração dos dentes e dores.

Durante muito tempo, a cirurgia de canal dentário foi um dos procedimentos praticados na odontologia mais temido entre os pacientes. Isso porque é realizado em uma região bastante sensível. Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, essa fama vem mudando. Apesar disso, é importante que os pacientes que serão submetidos a esse tipo de tratamento sejam orientados adequadamente sobre todas as etapas que envolvem a cirurgia.

Etapas de uma cirurgia de canal dentário

Durante a realização de uma cirurgia de canal dentário, o paciente será submetido a uma anestesia, para evitar que sinta dores e incômodos durante todo o procedimento. Para realizar a cirurgia, o dentista especializado costuma seguir as seguintes etapas:

• Abertura do dente para acessar a polpa;
  • Retirada de toda a polpa do dente tratado;
  • Limpeza de toda a cavidade da polpa e dos canais;
  • Preenchimento da abertura com cimento odontológico;
  • Fechamento do buraco com um material de resina específico.

Após a realização da cirurgia de canal dentário, os pacientes devem continuar com os hábitos de higiene bucal, mas o local onde o tratamento foi realizado deve ser manipulado com delicadeza. Além disso, é recomendável evitar o consumo e a mastigação de alimentos muito duros, que possam prejudicar o dente. Em alguns casos, o dentista pode indicar a utilização de medicamentos do tipo analgésicos e anti-inflamatórios.

Onde realizar a cirurgia

A endodontia é a área responsável pelo diagnóstico e tratamentos das doenças e lesões que podem afetar a polpa dos dentes. Considerando uma cirurgia de canal dentário promove a manipulação de camadas e regiões dos dentes que possuem grande sensibilidade, é fundamental que ela seja realizada em um local de confiança e com boa reputação no mercado, oferecendo segurança, qualidade e bem-estar para os pacientes.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de canal dentário:

cirurgia de canal dentário