Canal odontologia para lesões na polpa dos dentes

O canal odontologia é um procedimento realizado para promover a retirada da polpa do dente e a limpeza do espaço interno onde ela fica localizada. A indicação desse tipo de tratamento acontece quando a polpa do dente está infeccionada ou necrosada. Esse tipo de situação acontece quando o dente está lesionado pela presença de alguma cárie ou por alguma fratura e trauma, que facilitam a proliferação de bactérias.

Durante muito tempo, o canal odontologia foi um dos tratamentos mais temidos entre os pacientes, já que a região manipulada apresenta bastante sensibilidade aos estímulos. Hoje em dia, com o avanço tecnológico, o tratamento de canal ficou muito mais seguro e tranquilo para os pacientes, que são submetidos a uma anestesia local que evita a ocorrência de dores e incômodos durante a realização do procedimento.

Canal odontologia: etapas do tratamento

Para que o dentista possa definir com certeza a necessidade de um canal odontologia, além da análise clínica, é preciso que o paciente realize exames de radiografia, que auxiliam o profissional na visualização da região interna dos dentes, identificando a gravidade do problema e a área afetada com exatidão. Após a definição precisa do local que deve ser manipulado, procedimento envolve as seguintes etapas:

• Abertura do dente;
  • Retirada da polpa afetada;
  • Limpeza da cavidade da polpa;
  • Preenchimento da cavidade com cimento;
  • Fechamento da abertura do dente com resina.

O fechamento da abertura do canal odontologia é uma das etapas mais importantes de todo o procedimento. Em alguns casos, os pacientes acabam interrompendo o tratamento antes de o dentista conseguir realizar o fechamento do dente, o que pode ser extremamente prejudicial. Quando a região permanece aberta, facilita a proliferação de bactérias que podem ocasionar novas infecções no dente tratado.

Canal pode evitar a extração dos dentes

O canal odontologia é um tratamento odontológico fundamental para os pacientes, e que deve ser realizado com o máximo de antecedência, para evitar a formação de abcessos, que são bolsas de pus acumulado, devido a uma infecção bacteriana. Além disso, a falta de um tratamento adequado e completo pode causar danos extremos na estrutura dos dentes, ocasionando a necessidade de uma extração.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal odontologia:

canal odontologia