Quando o canal no dente é indicado

O tratamento de canal no dente é um procedimento odontológico indicado em casos onde a polpa dos dentes foi lesionada e não consegue se recuperar sozinha, resultando em uma necrose. Essas lesões podem ser ocasionadas por problemas como, por exemplo, cáries muito profundas, ou então por fraturas e traumas nos dentes, que acabam facilitando a proliferação de bactérias que causam infecções dentro dos dentes.

Nesses casos, quando o paciente não é submetido a um tratamento de canal no dente, ocorre um acúmulo de pus na região da ponta da raiz, situação conhecida como abcesso. O abscesso pode danificar o osso localizado ao redor dos dentes e, conforme o quadro evolui sem intervenção, os danos causados à estrutura do dente podem ser irreversíveis, resultando em uma única solução viável, que é a extração do dente lesionado.

Como é feio o canal no dente

O tratamento de endodontia, como é tecnicamente conhecido o canal no dente, deve ser realizado por um profissional capacitado e experiente, para garantir não apenas a qualidade dos resultados, mas, principalmente, a segurança do paciente. Durante o procedimento, o paciente será submetido a uma sedação local, para evitar que sinta dores e incômodos. Após a aplicação do sedativo, o dentista realizará as seguintes etapas:

• Abertura do dente para retirada da polpa;
  • Retirada de todo o tecido da polpa lesionada;
  • Raspagem e limpeza de toda a cavidade da polpa;
  • Preenchimento do local com cimento odontológico;
  • Fechamento da abertura do dente com uma resina própria.

É muito importante que o tratamento de canal no dente seja realizado até a última etapa, que consiste no fechamento permanente da abertura realizada no dente para a retirada da polpa. Em alguns casos, os dentistas optam em esperar que o pus presente no local seja drenado para, então, realizar o fechamento da região. Em outras situações, os pacientes acabam interrompendo o tratamento. Seja qual for a situação, deixar o canal aberto pode facilitar o surgimento de novas infecções.

Cuidados após a realização do canal

Pacientes que já realizaram algum canal no dente devem realizar acompanhamentos periódicos com um dentista de confiança. A retirada da polpa do dente faz com que o local perca a sensibilidade, o que pode dificultar que o paciente note quando tiver alguma coisa errada. Além disso, a região pode escurecer com mais facilidade. Por isso, é fundamental que um dentista acompanhe a evolução do paciente.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal no dente:

canal no dente