O que é o tratamento de canal dentário?

O procedimento é recomendado quando uma cárie ganha uma proporção maior e atinge a polpa do dente, prejudicando sua estrutura e comprometendo a saúde da sua boca. Para isso, o dentista especializado em tratamento de canal dentário, também chamado de endodontista, realiza técnicas e procedimentos para que o quadro não evolua e o dente seja preservado.

Seja pela evolução de uma cárie, fratura ou trinca dentária que facilitou o acúmulo de bactérias, a melhor forma de se evitar um tratamento de canal dentário é a prevenção por meio de uma higienização correta realizada nos dentes diariamente e a consulta regular ao profissional dentista. Somente o odontologista conseguirá avaliar o paciente e indicar o melhor tipo de tratamento e como ele será executado.

Quais as causas para a necessidade de um tratamento de canal

Veja quais são os três principais motivos que levam uma pessoa a precisar de um tratamento de canal dentário:

• Cáries não tratadas: É o motivo mais comum. É quando a cárie aparece, não é tratada e vai aumentando até atingir níveis mais internos do dente;
  • Fratura do dente: O trauma dentário pode danificar a polpa a ponto de necrosá-la, e isso causa o mesmo processo de infecção provocado por cárie. Qualquer tamanho de fratura precisa da imediata intervenção do dentista;
  • Necessidade de prótese dentária: O tratamento de canal dentário auxilia na instalação de próteses dentárias.

Caso não realize o tratamento de canal dentário, problemas mais graves podem aparecer

O cuidado sempre será a melhor prevenção contra os estragos que podem ser causados na nossa saúde bucal. Mas a partir do momento em que já é identificado o problema, é importante que o tratamento seja feito o mais rápido possível. A infecção dental se não for cuidada, pode se aprofundar e se espalhar pelo corpo, gerando complicações mais graves e perigosas.

Sempre procure um profissional especializado para a realização do tratamento de canal dentário. Vale lembrar da importância de sempre manter um cuidado bucal em dia com alguns procedimentos básicos. Esses que já conhecemos desde a infância: escovar os dentes após cada refeição, passar o fio dental e etc. Nunca esquecendo da importância de visitar um profissional dentista por pelo menos duas vezes ao ano.

Regiões onde a Consulta Ideal atende tratamento de canal dentário: