Especialista em canal de dente deve ter especialização em endodontia

Por ser uma área que realiza os mais diferentes tipos de tratamentos dentários, a odontologia conta com um número amplo de profissionais odontologistas que são especializados nas mais diferentes áreas de atendimento. Com isso, os pacientes acabam sendo os principais beneficiados, uma vez, que se tem tratamentos mais completos e precisos, como nos casos de tratamento de canal que são feitos por especialista em canal de dente, visto que esse profissional conta com experiência e prática no assunto.

Quem pode ser especialista em canal de dente?

Para ser um especialista em canal de dente, é necessário ter concluído a graduação em odontologia e então ter feito a pós-graduação na área de endodontia que é a responsável por tratar, cuidar e prevenir o aparecimento de problemas que venham acometer a raiz do dente que é chamada de polpa dentária.

Pelo fato de tratar diretamente com a parte interna do dente, é muito importante que o especialista em canal de dente tenha experiência prática e técnica, visto que a raiz do dente é considerada um ponto fundamental da cavidade bucal.

Sendo assim, o especialista em canal de dente quando se especializa em endodontia, se torna o responsável por estudar a polpa dentária de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, além das doenças que podem comprometer esses sistemas.

Quando é necessário procurar por um especialista em canal de dente?

O mais indicado para que se tenha a procura por especialista em canal de dente é quando se tem problemas na cavidade bucal, os quais comprometem a polpa dentária e com isso podem vir a deixá-la infeccionada, inflamada e até mesmo morta. Para que se tenha o conhecimento, ainda que leigo, de que é necessário procurar por um especialista em canal de dente o mais indicado é analisar se há presença de sintomas como:

  • Febre;
  • Inchaço na gengiva que circunda algum dos dentes;
  • Dores de dente;
  • Infecções que acometem outros órgãos do corpo;
  • Abscesso na gengiva.

Tendo a presença de um ou mais sintomas como os mencionados, é recomendado procurar pelo auxílio de profissionais odontologistas que sejam especialista em canal de dente, para que se tenha um tratamento eficiente, rápido e com bons resultados, visto que quando não há um tratamento da raiz dentária que está doente, o quadro pode avançar e com isso se ter a perda dentária.

Regiões onde a Consulta Ideal atende especialista em canal de dente: