Dor de canal no dente só pode ser tratada por um endodontista

Um dos tratamentos odontológicos mais importantes da área da odontologia é o tratamento de canal, isso porque esse tipo de tratamento tem como objetivo principal tratar a raiz do dente que pode estar infeccionada, inflamada ou até mesmo morta. Quando não se é feito um tratamento de canal é muito comum que haja a morte da polpa dentária que em alguns casos não apresenta formas de recuperação e com isso a necessidade de remover o dente é muito grande. No entanto, quando se tem a salvação da polpa dentária em pouco tempo a polpa é cicatrizada e assim regenerada, porém nesse tempo há muitos casos de dor de canal no dente, os quais são considerados normais por muitos profissionais endodontistas.

Quais as causas de dor de canal no dente?

Apesar de assustar muitos pacientes a dor de canal no dente é considerada comum, isso porque o tratamento de canal é um procedimento invasivo e que trata uma das principais regiões do dente que é a polpa dentária. Desse modo, muitos endodontistas já sabem as principais causas que fazem com que se tenha quadros de dor de canal no dente que são elas:

• Consumo de alimentos muito duros e bebidas geladas e quentes;
  • Obturação feita de maneira inadequada, ou seja, muito alta que acaba prejudicando a fala e a mastigação provocando dor de canal no dente;
  • Procedimento feito de maneira muito invasiva, atingindo a linha do canal do dente;
  • Cimento utilizado em excesso;
  • Dente tratado que estava com muita inflamação.

A partir desses sinais é muito comum que a dor de dente canal seja um problema comum e frequente em muitos pacientes, isso porque a polpa dentária conta com muitas terminações nervosas que podem vir a prejudicar a cicatrização e como forma de defesa trazer os casos de dor de canal no dente.

Como é possível aliviar a dor de canal no dente?

A dor de canal no dente costuma ser uma dor muito incômoda para vários pacientes, isso porque além dela ser duradoura há casos em que a dor de canal no dente é latejante. Dessa forma, é muito importante que nos primeiros sinais de dor de canal no dente seja feita uma consulta com o profissional endodontista responsável pela execução do tratamento de canal, uma vez que somente ele é o mais indicado a tratar essa dor no canal do dente.

Muitas vezes, essa dor de canal no dente é proveniente da falta de alguns cuidados básicos diários, outras é em decorrência do procedimento, porém há algumas alternativas que cessam ou aliviam a dor de canal no dente conforme a complexidade da mesma, para isso muitos profissionais endodontistas indicam o uso de alguns medicamentos que são muito importantes para se ter uma redução da dor de canal no dente e até mesmo auxiliar no processo de cicatrização da área tratada.

Regiões onde a Consulta Ideal atende dor de canal no dente: