Dente com canal aberto é extremamente perigoso para a saúde

O tratamento de canal é conhecido por ser um tipo de tratamento odontológico que tem como missão principal, recuperar a polpa dentária de maneira eficiente, prática e com bons resultados. No entanto, para que isso possa ser feito de maneira positiva, é essencial que se tenham cuidados básicos na execução do tratamento de canal, como, por exemplo, não deixar o dente com canal aberto visto que novas bactérias possam vir a se instalar dentro da cavidade bucal e com isso trazer mais prejuízos para a polpa dentária que acabou de ser tratada.

O que é um tratamento de canal?

Temido por muitos, o tratamento de canal é um tipo de procedimento da odontologia que abrange a área da endodontia, ou seja, com o tratamento de canal dentário é possível recuperar a polpa dentária de maneira muito eficiente e com excelentes resultados.

De maneira geral, no tratamento de canal dentário é possível realizar a abertura de um dente que está infeccionado, morto ou inflamado e então limpar toda a polpa desse dente doente e a partir daí realizar a limpeza do canal, preenchimento e fechamento do dente com canal aberto. A maior parte dos casos que fazem com que seja necessário fazer um tratamento de dente com canal aberto inflamado, infeccionado ou até mesmo morto são os seguintes:

• Dentes com cáries profundas;
  • Trincas;
  • Traumas dentários;
  • Fratura dos dentes;
  • Dentes que já receberam tratamento endodôntico que voltou a apresentar complicações.

Para que seja possível ter um bom tratamento de dente com canal aberto é imprescindível recorrer ao auxílio de um profissional endodontista, visto que ele é o profissional que possui todo o conhecimento e técnicas necessárias para tratar o dente com canal aberto.

Por que o dente com canal aberto é perigoso?

Após a realização da limpeza e preenchimento do tratamento de canal, é possível que em alguns casos o dente com canal aberto venha a se instalar na cavidade bucal por algum tempo. No entanto, esses casos de dente com canal aberto são extremamente preocupantes, uma vez que qualquer sinal de quebradura, ou dente com canal aberto é a porta principal para o alojamento de diversas bactérias que são prejudiciais para a manutenção da saúde bucal.

Desse modo, principalmente, após a realização de algum tipo de tratamento de canal é necessário procurar por um profissional endodontista para que o mesmo venha a fechar o dente com canal aberto para assim, evitar a possibilidade desse dente vir a ficar comprometido novamente e com isso trazer mais prejuízos para a saúde bucal como um todo.

Regiões onde a Consulta Ideal atende dente com canal aberto: