Para que serve a cirurgia de canal no dente

A cirurgia de canal no dente é um procedimento odontológico que consiste na remoção da polpa do dente, acometida por algum tipo de infecção ou lesão. A proliferação de bactérias causadoras das infecções que atingem essa camada dos dentes pode ser facilitada por fatores como, por exemplo, a presença de uma cárie muito profunda, ou então por alguma fratura ou lesão que acometa o dente.

A cirurgia de canal no dente, também conhecida como endodontia ou tratamento de canal, deve ser realizada em um consultório odontológico que ofereça aos pacientes segurança e conforto durante toda a duração do processo. Muitos pacientes possuem receio em realizar esse tipo de tratamento, em relação a dores e incômodos em geral. Por isso, é muito importante entender melhor como ele funciona.

Como a cirurgia de canal no dente é feita

O primeiro passo para que a cirurgia de canal no dente possa ser iniciada é a realização de exames radiográficos, que auxiliam o dentista a visualizar a extensão da lesão e a determinar a profundidade que deve ser alcançada durante o procedimento. Com essas informações definidas, o paciente é anestesiado e a cirurgia tem início, seguindo as etapas abaixo:

• Abertura no dente para acessar a polpa;
  • Retirada da polpa lesionada;
  • Raspagem e limpeza da cavidade e canais sanguíneos;
  • Preenchimento do canal com cimento odontológico;
  • Fechamento do buraco com resina específica.

Após a realização da cirurgia de canal no dente, o dentista que realizou o procedimento pode prescrever ao paciente a utilização de medicamentos analgésicos, para evitar que sintam dor, e anti-inflamatórios, evitando que o local manipulado sofre com novas inflamações e infecções. Além disso, é recomendado que alimentos muito duros e que demandem muita mastigação sejam evitados nos primeiros dias.

Novas tecnologias evitam sofrimento

Durante muitos anos, a cirurgia de canal no dente foi considerada um dos procedimentos odontológicos mais temidos entre os pacientes. Quem era submetido ao tratamento sofria com dores intensas e incômodos durante e após a realização do procedimento. Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, no entanto, esse tipo de cirurgia está cada vez mais segura e tranquila para os pacientes.

Regiões onde a Consulta Ideal atende cirurgia de canal no dente: