Perigos de um canal do dente aberto para os pacientes

Quando um paciente odontológico, por algum motivo externo, precisa interromper o tratamento de canal (que consiste na retirada da polpa do dente que está infeccionada ou morta) antes da sua finalização, acaba ficando com o canal do dente aberto. Essa situação pode ser bastante prejudicial para a saúde bucal do paciente, gerando uma entrada que facilita o acúmulo de resíduos e de bactérias.

Durante um tratamento de canal, após a retirada da polpa e limpeza da cavidade, a região é preenchida com um cimento odontológico e fechada com uma resina específica. Pacientes que apresentam um canal do dente aberto estão sujeitos à proliferação de bactérias que podem ocasionar inflamações e infecções graves nos dentes, chegando a corroê-los e apodrece-los, resultando na extração do dente atingido.

Situações em que o canal do dente aberto é justificado

Um tratamento de canal pode ser indicado para tratar lesões ocasionadas por cáries ou então por fraturas e traumas. Em algumas situações, os dentistas optam por deixar o canal do dente aberto para realizar a drenagem de pus na região. Nesses casos, é realizada uma cobertura parcial do buraco, evitando que fique muito exposto. O paciente deve manter a região higienizada e evitar a mastigação nessa área até o fechamento definitivo.

Para evitar que o paciente fique com o canal do dente aberto, é fundamental seguir o tratamento de canal até o fim. Para isso, é preciso realizar as seguintes etapas:

• Abertura dos dentes para alcançar a polpa;
  • Retirada da polpa infeccionada e limpeza da região;
  • Aplicação de um cimento odontológico na cavidade;
  • Fechamento da abertura com um material feito de resina.

Outra situação onde o paciente pode acabar com o canal do dente aberto acontece quando o indivíduo procura ajuda médica em uma emergência ou pronto-socorro, devido às fortes dores no dente. Nesses casos, o tratamento é realizado, mas o profissional pode optar para que o canal fique aberto até que o paciente procure um dentista especializado para realizar o procedimento completo, com o fechamento do local.

Como garantir o sucesso do tratamento

Para garantir o sucesso do tratamento e evitar que o canal do dente aberto permaneça dessa forma por muito tempo, ocasionando novas infecções na região, é importante que o procedimento seja realizado em uma clínica ou consultório odontológico que ofereça uma boa infraestrutura aos pacientes, com profissionais altamente qualificados e experientes para realizar o tratamento em total segurança.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal do dente aberto: