O que causa o canal dente inflamado

O canal dente inflamado é uma condição causada quando a região é lesionada por uma cárie, fratura ou trauma, situações que facilitam a entrada de bactérias que ocasionam infecções na região. Quando a polpa do dente é atingida, a região pode infeccionar e, até mesmo, necrosar. O tratamento odontológico indicado nessa situação é o tratamento de canal, ou endodontia, como é conhecido tecnicamente.

Quando o canal dente inflamado não é tratado adequadamente, o quadro pode ser agravar e danificar permanentemente dos dentes, resultando na necessidade de uma extração. Alguns pacientes, ainda hoje, possuem muito receio em realizar um tratamento de canal, com medo das dores e incômodos causados pelo procedimento, que é realizado em uma região bastante sensível. Por esse motivo, é importante que os dentistas informem os pacientes sobre todas as etapas do procedimento.

Canal dente inflamado: como tratar

Um dos principais sinais de alerta para a presença de algum problema odontológico é a dor. Além desse sintoma, os sintomas mais comuns apresentados por um paciente com canal dente inflamado, são:

• Presença de pus;
  • Dores intensas e constantes;
  • Sensibilidade e dor ao toque;
  • Inchaço na gengiva ou na bochecha.

Após a avaliação clínica do paciente, o dentista deve solicitar a realização de exames de imagem, que facilitam a análise da situação interna dos dentes. Caso o diagnóstico de canal dente inflamado seja confirmado, o próximo passo é a realização do tratamento de canal, que deve ser feito por um dentista clínico-geral ou então por um dentista profissional que seja especializado em endodontia.

Com o paciente sob anestesia, o tratamento de canal dente inflamado pode ser iniciado. Na primeira etapa, o dentista faz uma abertura no dente para conseguir retirar a polpa danificada. Após a retirada da polpa, a cavidade deve ser raspada e limpa, promovendo a retirada de toda a infecção. Em seguida, o local é preenchido com um cimento odontológico e, por último, o profissional deve aplicar uma resina para restaurar a forma e coloração do dente afetado.

Orientações após o tratamento

É importante que o canal dente inflamado seja fechado completamente ao final do tratamento, evitando a proliferação de novas bactérias e infecções. Além disso, os pacientes devem seguir todas a recomendações após o tratamento, que envolvem o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos e evitar a mastigação de alimentos na região, nos primeiros dias.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal dente inflamado: