Canal dentário dente da frente retira a polpa dos dentes

O canal dentário dente da frente é um procedimento odontológico realizado para retirar a polpa de um dente que está infeccionada ou necrosada e, por esse motivo, não consegue se recuperar sozinha. A infecção ou necrose da polpa do dente costuma ser ocasionada quando ocorre alguma lesão causada por cáries profundas, fraturas ou traumas nos dentes, condições que facilitam a proliferação de bactérias infecciosas.

Os sinais e sintomas de alerta mais comuns, em casos onde o tratamento de canal dentário dente da frente é indicado pelo dentista, são as dores intensas (já que a polpa dos dentes é bastante sensível), inchaços na gengiva ao redor do dente afetado ou na região da bochecha e maxilar e presença de pus. Logo que o paciente apresenta algum desses sintomas, deve procurar o dentista rapidamente, evitando o avanço do quadro.

Como é feito um canal dentário dente da frente

Ainda hoje, muitos pacientes apresentam medo de ir ao dentista, alegando que os procedimentos são bastante doloridos e incômodos. De fato, o tratamento de canal é realizado em uma região dos dentes que é bastante sensível, mas, com o avanço tecnológico e a utilização de anestésicos eficientes, a realização do tratamento acontece sem maiores transtornos para os pacientes.

De maneira resumida, é possível dizer que um tratamento de canal dentário dente da frente, realizado por um dentista clínico-geral ou especializado em endodontia, envolve as seguintes etapas e procedimentos:

• Abertura do dente para retirada da polpa;
  • Retirada completa da polpa do dente lesionada;
  • Raspagem e limpeza da cavidade e dos canais de vasos sanguíneos;
  • Preenchimento da cavidade com a aplicação de um cimento odontológico;
  • Fechamento definitivo da abertura realizada no dente com um material de resina.

O fechamento da abertura do dente é uma das principais etapas de um tratamento de canal dentário dente da frente. Quando essa cavidade permanece aberta, o acúmulo de resíduos e a proliferação de bactérias ficam facilitados, o que pode ocasionar novas infecções. Nesses casos, como a retirada da polpa impede a sensibilidade dos dentes, os pacientes podem não perceber a presença de um novo problema odontológico, fazendo com que o tratamento seja iniciado tardiamente.

Cuidados com a saúde bucal

Após a realização do canal dentário dente da frente, os pacientes são orientados a não utilizarem o dente tratado durante a mastigação. O dentista pode recomendar a utilização de medicamentos do tipo analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, é preciso intensificar os hábitos de higiene (escovação diária, uso de fio dental, entre outros), para evitar o aparecimento de novos problemas odontológicos.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal dentário dente da frente: