Quando realizar um canal dentário

O canal dentário é um tratamento odontológico indicado para realizar a retirada da polpa do dente que está danificada, infeccionada ou morta. Entre as causas mais comuns para que a polpa de um dente seja prejudicada de alguma forma são: dentes quebrados, cáries profundas e dentes que foram danificados por algum trauma forte, por exemplo. Esse tipo de procedimento é fundamental para evitar que o dente seja extraído.

As infecções provocadas pela proliferação de bactérias na polpa dos dentes (causada por cáries ou dentes quebrados e fraturados) causam sintomas como inchaço, mudança na coloração dos dentes e dores intensas. Para realizar o canal dentário, o paciente deve procurar um profissional especializado em endodontia, que é o ramo da odontologia responsável pelo tratamento das doenças e lesões que podem afetar a polpa dos dentes.

Como é feito o canal dentário

Muitos pacientes acabam encarando um canal dentário, ou tratamento de canal (como também é conhecido), como um procedimento bastante doloroso e incômodo. Por esse motivo, é importante que todas as etapas e processos realizados durante o tratamento sejam esclarecidos pelo dentista responsável, para que os pacientes se sintam mais seguros e confiantes sobre a segurança e eficácia do procedimento.

De maneira resumida, é possível dizer que um canal dentário é um tratamento realizado seguindo as etapas abaixo:

• Abertura na parte posterior ou coroa;
  • Remoção da polpa infeccionada;
  • Limpeza e preparação do local;
  • Preenchimento da cavidade da polpa e do canal;
  • Colocação da coroa para restaurar o dente.

Com o paciente sob anestesia, o canal dentário é iniciado. O primeiro passo é abrir a região posterior (dos dentes frontais) ou a coroa (em dentes posteriores, molares e pré-molares). Em seguida, ocorre a retirada da polpa que está infeccionada (processo de pulpectomia) e o espaço pulpar e os canais são esvaziados e limpos, para que o preenchimento permanente da região possa ser realizado no final do tratamento.

Muitas vezes, o procedimento de canal dentário é realizado em mais de uma sessão. Nesses casos, o dentista deve colocar uma restauração temporário na região aberta, protegendo o dente durante o intervalo das consultas. Para realizar o preenchimento permanente, o dentista utiliza um material flexível, que é inserido nos canais e selado com um cimente específico para essa finalidade. Para restaurar o formato e a coloração dos dentes, é aplicada uma coroa sobre o dente tratado.

Cuidados após o tratamento

Após um canal dentário, é importante que os pacientes evitem alimentos muito duros e não utilizem o dente tratado para mastigar. A higiene bucal deve ser mantida normalmente, mas com cuidado ao manipular o dente onde o canal foi realizado. Além disso, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios deve ser realizado conforma e indicação e prescrição do profissional que realizou o procedimento.

Regiões onde a Consulta Ideal atende canal dentário: